Escrito em por & arquivado em Cirurgia.

OdontologiaTakehara

Quem nunca ouviu falar nos temerosos dentes do “siso”? Vamos elucidar alguns pontos a respeito deles…

Os terceiros molares ou dentes do “siso” são os últimos dentes a se formarem e erupcionarem. A frequência de anormalidades no formato da coroa e da raiz, e de posição deste dente são fatores que muitas vezes dificultam sua erupção e extração. Normalmente os terceiros molares inferiores são mais acometidos por tais anormalidades.

Pode acontecer de não haver espaço para eles se posicionarem na boca e eles necessitarem ser extraídos, ainda inclusos no osso. Nesta hora, a forma da coroa, da raiz e a posição que eles se formaram, interferem diretamente na complexidade da cirurgia.

Acontece com frequência de eles conseguirem erupcionar parcialmente e restar sobre eles uma “tampa” de gengiva, o capuz coronário, que agredido com a mastigação e a má higienização causa uma inflamação chamada Pericoronarite, traduzida em dor e pus!

Portanto, se a escovação é falha, não só pela cooperação do paciente mas também pelo péssimo acesso a este dente e dificuldade de higienizá-lo adequadamente, a extração é o tratamento mais indicado.

A não extração de um terceiro molar nas condições citadas pode gerar cáries nele e no dente adjacente, perdas ósseas, inflamações na gengiva, mau hálito e até cistos!

Se o dente consegue erupcionar e se mantém bem posicionado na mordida, permitindo boa higienização, por vezes é possível mantê-lo na boca. Considere-se uma pessoa de sorte grande e poderá conviver com seu dente do “siso”!

Somente um dentista pode dizer qual destes casos você se enquadra, munido de exames radiográficos ou tomográficos da região, dependedo do caso.

2 comentários para “Apresentando os famosos dentes do “siso””

  1. national removals

    Hello there! This blog post could not be written much better! Going through this post reminds me of my previous roommate! He constantly kept talking about this. I am going to forward this article to him. Pretty sure he’s going to have a great read. I appreciate you for sharing!|

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>